Quarteto em Cy nas ondas do rádio

“No ar, mil kilohertz de música, alegria e amor.

É a freqüência do Quarteto em Cy.”

Matéria de fonte desconhecida, publicada de 1976.

Foto original ilustrativa da matéria.

 

O Quarteto em Cy veio descendo desde Fortaleza numa tournée pelas principais capitais brasileiras e instalou no Rio a programação de sua rádio – Em Mil KHZ. O novo show do grupo procura reproduzir uma hipotética programação radiofônica. “Não nos detivemos nem numa emissora, nem numa cidade, nem num tempo particulares. Fizemos uma montagem dos programas de maior audiência e mais significativos em épocas, cidades e emissoras diferentes.”, explica Túlio Feliciano, autor do roteiro e diretor.

Cyva, uma das integrantes do conjunto, explica que a programação foi feita “em função dos ouvintes que buscam na programação que apresentamos mais inspiração, alegria, força e amor para o seu cotidiano.” Como não podia deixar de ser, tem até um prefixo dos mais conhecidos no rádio – O Guarani – que é a abertura da Voz do Brasil.

No repertório, estão Chico, Gil, Tom e Vinícius, João Bosco e Aldir Blanc, Milton Nascimento, Roberto e Erasmo Carlos e duas músicas diretamente ligadas ao rádio: de Paulo Roberto, Cantor do Rádio, e de Maurício Tapajós e Hermínio Bello de Carvalho, A Rainha do Rádio. Depois do Rio, o conjunto instala as antenas de sua rádio em São Paulo.

LP “Quarteto em Cy em 1000 kilohertz”

Curiosidades:  O show Em Mil KHZ, que estreou no Rio de Janeiro em 01 de julho de 1979 no Teatro Vanucci, deu origem ao LP Quarteto em Cy em 1000 Kilohertz, lançado pela Philips, no mesmo ano. Uma curiosidade envolve o repertório desse LP. Duas canções – Credo (Milton Nascimento / Fernando Brant) e Não tenha medo (Caetano Veloso), foram vetadas pela censura e não puderam fazer parte do disco. Recentemente, essas duas gravações foram recuperadas e, deixando de ser inéditas, integraram o repertório do CD duplo Quarteto em Cy – Quarenta anos, em comemoração às quatro décadas de carreira do grupo, lançado em 2004 pela Universal Music.

No repertório do LP Quarteto em Cy em 1000 Kilohertz também ficaram de fora, mas não por causa da censura, as duas canções citadas na matéria acima – Cantor do Rádio (música de encerramento do show Em Mil KHZ) e Rainha do Rádio. As duas foram resgatadas também pelo CD Quarteto em Cy – Quarenta anos. Vale lembrar que Rainha do Rádio foi lançada no LP Máximo do sucesso Nº1, em 1978. Cantor do rádio, porém, guardou seu ineditismo até ser recuperada em 2004. A gravação desta canção conta com as participações especiais de Paulo Tapajós (pai de Dorinha Tapajós que era integrante do Quarteto na época) e Marcílio Freire (marido de Cybele. Cybele não fazia parte dessa formação, mas em 1980 retornou ao grupo no lugar de Dorinha e permanece até hoje).

Outra canção que fazia parte do show mas que não conseguiu seu lugar no repertório do LP Quarteto em Cy em 1000 kilohertz foi Boa noite, Amor, de José Maria de Abreu e Francisco Matoso. Até 2004, quando também entrou no repertório do CD de quarenta anos do grupo, essa canção era conhecida somente pela apresentação ao vivo no show Em Mil KHZ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s