Ibirataia: ponto de partida do Quarteto em Cy

Ibirataia, cidade do interior da Bahia, foi o ponto de partida do Quarteto, cidade natal das integrantes do grupo. Mas você conhece Ibirataia? Venha viajar conosco através de muita informação sobre a cidade e conhece um pouco sobre esse pedaço do Brasil.

 

 

Como tudo começou: O Município teve seus primeiros moradores no inicio do século XX, mais ou menos em 1914. Eles fixaram residência às margens do Rio da Formiga onde se encontra localizada hoje a fazenda Vila Ferreira, que tinha o nome de Fazenda “IPECACUANHA” ou “IPECA”, nome indígena de uma planta medicinal (hoje conhecida por “PUAIA”) em grande quantidade na região, e que os caçadores trocavam por munição e sal.

Em meados dos anos 20, o povoado “Fazenda Ipecacuanha”, começava a se desenvolver, nesta época a Fazenda IPECACUANHA, foi comprada pelo Sr. Álvaro Gomes Ferreira, do então proprietário o Sr. Raimundo dos Santos, conhecido por Raimundo Crente. O novo proprietário não mais permitiu que novos moradores se estabelecessem na fazenda, então os desbravadores ou moradores, deslocaram-se da Fazenda Ipecacuanha (Vila Ferreira), para um cruzamento que hoje fica localizado a Biblioteca Municipal Jorge Amado.

Este cruzamento já servia de pousada para os Tropeiros (mascates) que vinham da região de Ituberá e Camamu com destino a Ipiaú. E eram eles que abasteciam todas as regiões de mercadorias e gêneros alimentícios.

 

Ibirataia, antiga Tesouras: Um dos moradores do povoado percebeu que o cruzamento da Rua José Thiara, com a Rua Getúlio Vargas e Praça Castro Alves, assemelhava-se a uma tesoura e daí o lugarejo recebeu o nome de Tesouras.

Até 1939, Tesouras era um simples arraial e pertencia a Rio Novo; até mesmo depois que recebeu a denominação de Ipiaú e foi elevada à categoria de Comarca. Nessa mesma época, Tesouras foi considerada vila e denominada posteriormente de Ibirataia. A Vila de Tesouras foi elevada à categoria de Município em 10 de Novembro de 1960.

Mas o caminho para a emancipação de Tesouras não foi fácil. Pessoas contrárias à emancipação foram de encontro ao desenvolvimento da Vila. Nesta época, um grupo de pessoas intituladas “os 40 de Ibirataia” não eram favoráveis ao projeto do Deputado Nelson David Ribeiro, que foi o verdadeiro autor e defensor do projeto de emancipação do Município de Ibirataia, em curso na Assembléia Legislativa da Bahia. Porém, em 26 de outubro de 1960, a emancipação foi concretizada para o desgosto do grupo que lutava contra a independência política e social da região, mas para a felicidade da população e das pessoas que se envolveram com a causa.

 

Por que Ibirataia?: Conforme pesquisas, o nome de Ibirataia tem várias histórias. O antigo vilarejo de Tesouras teve a denominação de Ibirataia dada pelo cientista Theodoro Sampaio, ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia. O cientista escolheu um nome que dentro da estrutura morfológica e semântica da língua nativa correspondesse, de algum modo, às condições físicas da região. O nome do município é, dentro dos étimos do Tupi, rico e belo em sua semântica com uma variedade morfológica e de significados bastante rica. Porém, considera-se que a explicação mais adequada ao nome da cidade venha justamente da etimologia da palavra e a relação do significado que esta etimologia possui com as condições naturais da região: IBIRA + ANT + ARA (AIA) = IBIRATAIA. Na língua Tupi, IBIRA era o nome dado ao arbusto frutífero das regiões equatorianas do Brasil; ANT o adjetivo que designava duro, forte; ARA ou AIA era a designação dada para a madeira de lei. Há, porém, outra explicação para o nome Ibirataia. Diz-se que Ibirataia é uma variante de Ibirataí (árvore frutífera) ou de Ibirataiba (outra espécie de árvore frutífera). Mas, tanto essas quanto todas as outras explicações para a origem do nome da cidade convergem sempre no ponto de relacionar a sua origem às plantas nativas daquela região. Portanto, levando em consideração a riqueza da flora e a economia madeireira que existia na cidade no início de sua história (havia, principalmente, o comércio do Pau d’Alho, madeira que ardia os olhos de quem a manuseasse), pode-se considerar que o significado da palavra Ibirataia quer dizer: IBIRA (árvorae) + TAIA (quente) = IBIRATAIA (madeira ardente).

 

Alguns dados de Ibirataia: Uma das principais atividades econômicas do município era o cacau. Ibirataia, até os meados de 1983, era considerado o 10º produtor de cacau do Brasil e o produto era conhecido como “Ouro Negro”, por ser o produto que gerava mais renda para a região. Hoje, porém, o cacau não tem mais a força que tinha, apesar de Ibirataia ainda ser produtora da fruta e a banana é o produto atualmente expressivo da cidade. Interessante perceber, que o número de habitantes de Ibirataia sofreu um decréscimo de 2000 a 2010 apesar das regiões vizinhas terem tido aumento da população.

 

Agradecimento e créditos das fotos: Jornal Ibirataia Notícias e Leda Miriam.

Anúncios

Um comentário sobre “Ibirataia: ponto de partida do Quarteto em Cy

  1. eu amooo esse lugar …pena que não tem emprego e somos obrigados a sair da nossa terra natal a procura de ter uma carteira assinada..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s