Ibirataia de outros tempos

Cynara dá seu depoimento contando como foi a sua infância em Ibirataia. Junto com ela tentamos resgatar alguns momentos dessa época e ver se a Ibirataia de hoje ainda guarda as recprdações que ela tem da cidade.

 

 

Rua Maria R. Leite – nome da mãe de Cyva, Cybele, Cynara e Cylene.

 

Estive conversando com a Cyva e realmente não temos mais parentes em Ibirataia. Amigos, temos alguns. Tem a família da Marocas, as irmãs Marlene e Lourdes Tinoco e o pessoal dos Prazeres. Tinha os pais da Sálua, Sr. Camil que era proprietário do Posto de Gasolina.

Sobre os endereços moramos em vários. As ruas foram: Rua dos Artistas e Rua Gercino Coelho. Tanto papai quanto mamãe tiveram Cartório, eles eram escrivães de Paz. Papai possuía também o serviço de Auto-Falante da cidade e tínhamos um bar, o Bar Elite, bem no centro de Ibirataia. Papai fundou o primeiro jornal da cidade, chamado “Alvorada”. Inclusive tem duas ruas lá com os nomes dos meus pais: Rua Eurico de Sá Leite e Rua Maria Ribeiro Leite. Nem sei se ainda existem, pois pode ser que os políticos da região tenham retirado os nomes das ruas para colocarem os dos seus “cupinchas”.

D. Maria e as quatro filhas em 1964.

Meu pai era Vereador, um político influente na Cidade. Era maçom também. Todo mundo gostava muito dos dois. A mamãe era adorada e era chamada de D. Iasinha, vindo de Mariazinha. Nós éramos as filhas de D. Iasinha. Sempre fomos conhecidas assim. Moramos também numa rua que fica ao lado da Igreja local, mas não lembro o nome. Nessa rua a mamãe atendia no Cartório e lavrava procurações, promovia casamentos, sem pensar em grana. Ela fazia muita coisa de graça para o povo, era desprendida completamente. Fizemos muita cantoria na Igreja apesar de não sermos católicas praticantes, nunca fomos. Gostávamos mesmo era das farras das festas como o S. João, S. Pedro, Festa dos Reis, etc. Participávamos das novenas de D. Ismênia, vestidas de anjos, de N. Senhora e que tais.

Participávamos também dos Ternos de Reis, promovidos pela nossa tia Nair, professora da escola pública onde estudamos uma boa parte da nossa infância. Os carnavais eram brincados no Clube Ibirataense e também nas ruas, usando máscaras (as populares caretas) e jogando talco e lança-perfumes nos olhos alheios, uma farra total.

Foi em Ibirataia que tivemos a oportunidade de convivermos com a professora Dilce, que tinha uma espécie de creche infantil, mulher maravilhosa que hoje vive em Salvador e tem uma filha, a Joilce. O pai da Joilce, marido da Dilce, se chamava Seu Telles e fazia sapatos lindamente, chic pacas, ele era um artista. Ela promovia festas com danças e música e arrebanhava os futuros artistas ibiratenses. Eram festas com crianças também e com muito trabalho artesanal.

No prédio de Seu Tiara, um fazendeiro local, morava a família do Gil (Gilberto Gil), nosso Beto, como era chamado. Sua mãe D. Claudina é madrinha da minha irmã Cilene e o seu pai Dr. Gil (já falecido) era médico da minha mãe. Tinha também a irmã do Beto, a Gildina, ainda pequena, mas amiga nossa. Fizemos muita cantoria nas festas de fim de ano da D. Dilce, acompanhadas pelo Beto no acordeom. Uma maravilha mesmo.

O médico da cidade que atendia a toda a população era o Dr. Aristóteles, casado com Violeta, um amor de pessoa, todos eles gente muito boa e generosa.

Nossa família, hoje em dia, vive quase toda em Salvador. E são poucos. Tia Zilda ainda é viva, mas já se foram as tias Aurora, Eurides, Floresbela, irmãs do papai. Nós adorávamos todas elas. As irmãs da mamãe viviam em Santo Antonio de Jesus em Salvador e os irmãos em Ipiaú e em Ibirataia. A tia Aurora, irmã do meu pai, tinha uma fazenda onde passávamos as férias, implacavelmente. Meu padrinho se chamava José Hagge e minha madrinha se chamava Amená.

Aos poucos a gente vai se lembrando de tudo, né. Basta uma palavra mágica e tudo vem à tona. Ficarei feliz de fazerem justiça com os nomes dos meus pais que foram pioneiros e batalhadores pelo bem da Cidade.

 

 Depoimento de Cynara.

Agradecimento a Leda Miriam pelas fotos atuais de Ibirataia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s