Hora da criança!

No dia 07 de novembro passado, nos juntamos aos nossos amigos de infância e adolescência, para uma confraternização de ex-integrantes da Hora da Criança, em Salvador: (a Hora da Criança é uma Sociedade Civil que foi organizada pelo Prof. Adroaldo Ribeiro Costa, no final dos anos 40 e pelas décadas seguintes, com a finalidade de educar através da Arte).

O encontro deu-se durante um almoço e, lá, tivemos a oportunidade, depois de muito tempo, de estar com Silvinha, Ieda, Fernando Antonio, Carlos, Inahiá, Renato Pessoa, Maria Lúcia e Helvécio, Sonia, Margot, Risoldete, Nila, Mariote, Mariúcha, Marizete e Marilene, Nalvir, Ângelo Roberto, Gildo, Edivaldo Souza, Zuleide, Wanderlino e Waldite, Ivonete Paim, Ana Maria, Mecenas, Adalgiza, Ada Brito, D. Isaurinha Gazineo e muitos outros. E todos estes participaram das peças infantis montadas pelo Prof. Adroaldo Ribeiro Costa, Maestro Agenor Gomes e pelo Prof. Álvaro Zózimo.

Nas peças infantis como “Narizinho”, “Monetinho”, “Enquanto nós cantarmos”, “Timide”, representávamos personagens os mais diversos, como: formiga, a felicidade perdida, pajem, papagaio, lagartixa, sapo, príncipe, rei, rainha, gaturamos, tangarás, libélulas e outros bichos. Por exemplo: Cybele foi a mãe de Timide e a fada do bosque. Cylene foi a Branca de Neve. Cynara foi a Bela Adormecida no bosque e a gaturama de Narizinho. Cyva foi a Rainha Lurialinda na peça Monetinho. E por aí vai… Nós nos reconhecemos naquela turma, que nos transportou a uma época feliz e repleta de fantasia, onde foi plantado em todos o amor à arte.

Prof. Adroaldo era professor de História no Instituto Normal da Bahia (ICEA), jornalista, advogado, radialista e teatrólogo, além de grande educador. Foi o primeiro, no Brasil, a educar através da Arte. Os nossos ensaios para as peças de teatro e programas de rádio, aos domingos, (Rádio Sociedade da Bahia), se davam em salas emprestadas pelo Colégio. Nestes ensaios, o Maestro Agenor Gomes, ao piano, já nos dava as primeiras noções de harmonia, pois vocalizava as canções que seriam apresentadas. A Profa. Isaurinha dava aulas de balé, a Profa. Nadir Stávola dava aulas de canto, enquanto Adroaldo nos preparava para o palco. O Prof. Álvaro Zózimo era responsável pelos maravilhosos cenários e figurinos, executados palas mães das crianças (D. Mira, D. Noêmia, D. Belice e outras), tudo muito organizado e departamentado.

Aplaudimos a iniciativa desses amigos que, como nós, viveram esse tempo de aprendizado de arte e cidadania e que hoje se reúnem para festejar aquela amizade em torno daquela época que foi decisiva para todos nós. Lamentamos que a Hora da Criança não continue viva para as crianças de hoje.

Estivemos em Salvador, entre os dias, 05 e 08 de novembro passado, para um fim de semana especial. Agradecemos o apoio e amizade de Ana Carla, durante a nossa estada no Hotel Atlantic Towers, em Ondin, onde fomos muito bem recebidas por todos, principalmente por Adriana e Andréa.

Cynara e Cyva – Rio, 20/11/2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s