Cantando por um mundo melhor

Nos dias 11 e 12 deste mês, o Quarteto em Cy estreou o seu show “Mundo Melhor”, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro. Sucesso de público e crítica, o show sensibilizou tanto as integrantes quanto quem foi assistir ao espetáculo e, todos saíram com a sensação de que é preciso unir forças para construir um mundo melhor. O Quarteto nos contou como foi a estreia do show e recolhemos alguns depoimentos de pessoas que lá estiveram conferindo de perto essa grande corrente de amor pela música.

 

 

Comentários das integrantes do Quarteto em Cy sobre a estreia do show “Mundo Melhor”:

 

No show “Mundo melhor”, Teatro Rival, Rio de Janeiro.

 

“Cantar é uma forma de rezar”

“O show “Mundo melhor” que fizemos no Teatro Rival foi realmente muito bom, não só pelo carinho do público , como também pela resposta do mesmo. O que nós queríamos mesmo era ver”uma aurora nascer num mundo em harmonia”, como no samba de Pixinguinha e Vinícius. Mas, com essas guerras entre os árabes e todas as desavenças do Oriente Médio, mais os terremotos e tsunamis que estão acontecendo ultimamente, só podemos continuar cantando e rezando, porque CANTAR  também é uma forma de REZAR por um MUNDO MELHOR.”

Cyva Leite

 

“Carreira renovada”

É assim que me sinto, todas as vezes que planejamos um novo roteiro musical e que esse roteiro dá certo: renovada. Foi o que aconteceu nos dois dias de apresentações no Teatro Rival, dias 11 e 12 de março. Minha expectativa era a melhor possível mas acho que o resultado excedeu e foi ainda maior, constatei ao terminar a mini temporada.

O show é um painel de várias épocas da nossa carreira: tem Satanislau Ponte Preta com as duas únicas músicas que compôs e que gravamos, Samba do Crioulo Doido e Nabucodonosor; tem Paulinho da Viola com o seu super sucesso Foi um rio que passou em minha vida, e que fez parte do nosso cd Brasil em Cy; tem o Caymmi e o Vinicius com algumas músicas que cantamos do nosso DVD sobre os dois, Maricotinha, Milagre, Vatapá, Pela luz dos olhos teus; tem Noel Rosa com um pot pourri muito representativo onde cantamos Com que roupa, Palpite Infeliz, Até amanhãO orvalho vem caindo, todas maravilhosas; tem tb Geraldo Pereira e seu Escurinho; tem Carlos Lyra com Dolores Duran no samba O negócio é amar, uma letra que a Dolores deixou e que o Carlinhos musicou depois que ela se foi; tem Tom com seus sucessos Samba do Avião, Anos Dourados, Desafinado e Samba de uma nota só; tem o Chico com um pot pourri de sucessos (A banda, Olê Olá, Roda viva, Deus lhe pague, Construção) e tb com o Vai passar, Noite dos Mascarados e Samba do Grande amor; enfim, toda uma gama de autores que fizeram e ainda fazem parte da nossa história musical.

Por fim, tem um Pixinguinha bastante significativo, pois a letra que o Vinicius escreveu para ele foi o mote para o nome desse nosso novo trabalho: MUNDO MELHOR. Esta música foi gravada pelo Quarteto em Cy nos anos 60 e fez parte da trilha sonora do filme Sol sobre a lama, de Alex Vianny, trilha esta que participamos e que foi onde tudo começou. A história do Quarteto em Cy passa por esse momento em que o Vinicius nos colocou na turma da música, quando nos convidou para cantar a trilha do filme e, dali em diante, nos fez jurar que nunca mais deixaríamos a música. E assim foi.

Portanto, este novo roteiro tem tudo a ver com a nossa história em si e com o fato de olharmos para trás para seguirmos em frente. É assim que nos sentimos: com uma força enorme pra mostrar as músicas desses compositores generosos ao escreverem as canções que até hoje dizem muito às pessoas, em emoção e em mensagens positivas, de como levar a vida com dignidade, contribuindo para o MUNDO MELHOR que todos desejamos.

Só o que nos falta mesmo é seguirmos adiante com este show para o maior número possível de cidades e palcos.

Mas isto, com certeza, será a nossa nova batalha em Cy.

Cynara

 

 

Depoimentos do público sobre a estreia do show “Mundo Melhor”:

 

Quarteto e os netos de Cynara, Alice, Tom, Francisco e Vinícius.

“Tem uma coisa que sempre me chama muita atenção nos shows do Quarteto e nesse não seria diferente, é a diversidade do público. São pessoas de todas as idades, cantando todas as músicas, aplaudindo, se emocionando. Isso prova que a boa música e os bons intérpretes atravessam as gerações.

No show que aconteceu no Rival, teve um momento ainda mais especial, que foi ter no palco, o Vini, com seus primos, prestigiando a avó, as tias, tio e pai. 03 gerações juntas, unidas pela música. Saber conviver com as diversidades, unir a família, trazer alegria para as pessoas, isso contribui para um Mundo Melhor.”

Fernanda Faria

 

 

“Cheguei com cinco minutos de atraso no show de sábado. Dia chuvoso, trânsito abarrotado e algumas ruas do Centro do Rio

Keyla e Cybele.

vazias. Chuvinha básica sempre costuma desanimar o povo. Quando entrei no teatro a emoção tomou conta dos pés à cabeça: casa lotada, alegria contagiante, pessoas vibrando e em pé dançavam, batiam palma. O que mais me emocionou nesse belo espetáculo, que trazia, como sempre, e dessa vez com mais novidades, nomes consagrados da música brasileira, foi a canção Nabucodonosor. Ouvir essa raridade me deixou com lágrimas nos olhos e ao mesmo tempo às gargalhadas com os tiques e interpretações das meninas incorporando a ”drag queen” que nunca mais seria vaiada nos bailes do Municipal. O mundo melhor do Quarteto em Cy, como disse Vininha, é amar e cantar junto. Existe melhor diálogo que o canto? No canto transmitimos paz, amor, solidariedade e positividade. No canto nos exaltamos, nos elevamos, nos tornamos realmente seres melhores. Fazer parte do mundo melhor do Quarteto em Cy, é um avanço na evolução.  Acredito que a música é capaz de transformar vidas em presídios, em hospitais… Quando usamos o canto de maneira correta, ele se torna um benefício e um remédio à alma doente. A música é uma terapia na arte de viver.”

Keyla Fogaça

Rodrigo com Cyva e Cynara.

“Agora, em 11 de março de 2011, as meninas fizeram a estreia de seu novo show, ao qual estive presente, na primeira fila: “O Mundo Melhor de Quarteto em Cy”. Nome mais adequado, impossível, já que o repertório escolhido inclui boa parte dos compositores mais recorrentes na obra do grupo: Vinícius, Caymmi, Tom, Chico, Noel, Paulinho da Viola, Stanislaw, dentre outros. Assistindo ao show, percebi que as músicas escolhidas, além de estarem de acordo com a proposta otimista do espetáculo, foram selecionadas com a finalidade de convidar o público a participar, cantando junto a uma só voz com as meninas. E isso é prontamente atendido. Uma prova disso é a homenagem à Mangueira e à Portela, através do medley que une “Chico Buarque da Mangueira” e “Foi Um Rio Que Passou em Minha Vida”, muito bem recebido e aplaudido pela platéia.

Outro ponto alto do show é a homenagem e a lembrança mais que merecida de Sérgio Porto (ou de seu heterônimo, Stanislaw Ponte Preta), grande cronista e observador do cotidiano insólito do Brasil. As meninas foram porta-vozes de suas crônicas em forma de música, ambas em tom carnavalesco. Foi muito legal conhecer “Nabucodonosor”, sobre a divertida saga do destaque vaiado no baile do Municipal.

Sob a alegria de ter mais uma vez prestigiado as meninas, devo dizer que a voz das meninas só faz bem a nossos ouvidos, sendo um símbolo de resistência à tristeza e aos dissabores atuais. Elas são um retrato do poder que a música possui para expressar sentimentos, situações, histórias reais ou fictícias, e também, para despertar a consciência de que temos de buscar um futuro abençoado às novas gerações.  Até porque, elas fazem questão de propagar, com suas vozes um sopro de otimismo e esperança em nossos corações, como na música de Ivan Lins e Vitor Martins, gravada por elas em 1980: “com força e com vontade, a felicidade há de se espalhar, com toda a intensidade”. A semente do Mundo Melhor foi plantada no público que assistiu ao show. Agora, só depende de nós para espalhá-la.”

 

Rodrigo Nogueira

Vamos assistir juntos a um trechinho do “Mundo Melhor” do Quarteto em Cy.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s