Quarteto em Cy em momento de saudade

“Enquanto houver cantiga Vinicius há de ser lembrado”

 Texto de Fernando Lobo. Revista Nacional, Nº 515. Rio de Janeiro, de 09 a 15 de outubro de 1988.

 

 

Dia 19 de Outubro. Foi em 1913 o dia de Vinicius de Morais e desde então o Brasil teve o seu poeta, que era de versos e de ternuras. Ninguém foi mais amado que o poetinha, que aí vem em mil lembranças e nos acordes sonoros do Quarteto em Cy, que no seu dia canta no People e se faz presente no grande especial que a TV Manchete nos promete.

Se o poeta estivesse aqui neste 19 de outubro estaria cercado de amigos por todos os lados. O Antonios ia se inflamar e antigas mulheres e novas e curiosas mulheres na certa estariam por perto ou bem junto dele. Mas isso não vai ser possível, pois o poeta resolveu viver pelos longes do mundo e passagem de volta não dá. Nem por isso ele vai ser esquecido, nem por isso deixarão de beber o uísque sagrados todos e todas que o amavam. E para render homenagem ao poetinha nada melhor que repetir suas cantigas ou apenas reler seus poemas.

Há muito todos se juntaram, pois não se faz festa bonita naquela base do improviso. Georgiana, Luciana e Suzana, suas filhas, sua mulher Lila Bôscoli, seus amigos e principalmente este Quarteto que aqui está, vão todos batucar a alegria juntos, sorvendo até aquela cachaça de rolha que veio diretamente de Itapoá, na Bahia. Ninguém vai depor e sim somente relembrar historinhas do poeta. Esta é a tônica que o especial que a TV Manchete está acabando de editar, com o texto de Renato Sérgio, que é poesia pura.

 

AS BAIANINHAS

Quem me contou tudo isso foi Cyva, do Quarteto em Cy, que Vinicius tanto amava e chamava suas integrantes de “as baianinhas’. Preso confessado das coisas e graças da Bahia, se misturava com seus santos e orixás, suas cantigas de samba de roda, ou capoeira e quando acordava era baiano puro infiltrado no seu corpo, e disso ele gostava. Daí o amor pelas “baianinhas”, que cantaram e recantaram a sua música no tom melhor. Ele costumava dizer que era tão perto delas que às vezes se sentia Cynicius de Moraes.

 

A FESTA

 

Quem vai abrir as portas para o Quarteto em Cy é o People, que é sem dúvida um dos únicos lugares desta cidade onde se escuta a boa música popular brasileira. Vá ver que é por isso que cada vez está mais cheio, com suas mesas disputadas no tapa. Ali vai se fazendo e refazendo a história do nosso samba, pelas presenças de seus astros e estrelas maiores, que escrevem com boas letras o que é a nossa música. Foi ali que aconteceu o famoso episódio de Nana Caymmi e os garçons de bandejas barulhentas. E Nana comparece todos os anos na exigência do silêncio e diminuição do tráfego dos toaletes.

O Quarteto em Cy está programado para a Semana de Vinícius e já tem um espetáculo pronto, no qual o repertório é todo de músicas do poetinha querido e dos seus parceiros Tom Jobim, Edu Lobo, Baden Powell, Toquinho e mais uma infinidade de amigos que são os mesmos que vão contar historinhas no especial da TV Manchete, que está sendo produzido por suas filhas Georgiana e Luciana, orgulhosas filhas que choramingam a cada depoimento que lhes é dado sobre o pai ausente.

 

 

E O DISCO?

 

Todo este trabalho da televisão e do espetáculo do Quarteto em Cy merecia ser guardado em disco. A TV Manchete, sem dúvida, há de nos dar o direito de ter este especial que é mais que isso: é “especialíssimo”, em videocassete, para que possamos rever em qualquer tempo.

Quanto ao espetáculo do People, tudo faz crer que uma gravadora esteja sedenta para gravar ao vivo o trabalho magnífico, com o calor das palmas, com o tom de saudade e a alegria do desfile de relembranças que o show entregará e transmitirá aos amigos e apaixonadas do poeta maior deste nosso Brasilzinho, como ele chamava.

Vamos louvar o poetinha ouvindo suas canções e vamos guardas todos os anos a saudade dele, pois é uma saudade que faz bem a todos nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s