Memórias e Narrativas 6: “As irmãs em Cy”, por Mecenas Salles

Neste post da série “Memórias e Narrativas” convidamos Mecenas Salles que participou, junto com as integrantes do Quarteto (antes mesmo de serem um quarteto musical), do projeto “Hora da criança” que educava pela arte, sobre o qual já tratamos no post “Hora da criança!”. Mecenas conta como foi esse tempo de juventude ao lado das “irmãs em Cy” e outras lembranças que ele tem desse tempo.

 

 

“As irmãs em Cy”

 

Em algum lugar da memória, consigo buscar imagens da infância, que se perpetuaram por terem sido gostosas de viver. Dentre elas, retorno aos anos 40/50, quando participava da Hora da Criança, um programa de rádio semanal, que nos fazia vestir a melhor roupa e ir até a Rádio Sociedade da Bahia, aos domingos pela manhã. Sob a direção do Prof. Adroaldo Ribeiro Costa e tendo ao piano o maestro Agenor Gomes, com o auditório lotado, adolescentes se apresentavam cantando, tocando, dançando ou declamando, para os aplausos da platéia.

Quando iniciou a Hora da Criança em 1943, a Radio Sociedade da Bahia ficava no Passeio Público, junto aos jardins do Palácio do Governo. Mais tarde foi transferida para a Rua Carlos Gomes, onde ficava a sede dos Diários Associados, império de Assis Chateaubriand.

Na Hora da Criança fiz amigos que até hoje os quero muito bem e outros mais apressados que já partiram para outras esferas ou dimensões. Muitos foram os participantes, mas guardo a lembrança entre tantos outros de Beto e sua sanfona (Gilberto Gil), Angelo e Arnon Andrade (gêmeos que formavam uma dupla humorística), Mesquitinha (Raimundo Mesquita), e as irmãs Cyva, Cybele, Cylene e Cynara.

Elas nunca se apresentaram como um quarteto. Cyva, por quem eu curtia uma paixão infantil, cantava em solo com uma voz afinadíssima. Cynara às vezes fazia um trio com Cylene e Anete Brito. Cybele também a voz privilegiada,encantava nos programas. As meninas eram prendadas e sem dúvida era o início de uma carreira vitoriosa, que encanta até hoje, a todos que têm a oportunidade de escutá-las.

Era uma época de ouro, onde sem medos nem temores, saíamos da Radio Sociedade de bonde, em uma grande algazarra, curtindo aquele momento todo nosso e cheio de alegria.

Alguns anos mais tarde, o Professor Adroaldo teve a coragem de reunir um elenco de centenas de crianças e montar a peça “Narizinho” obra prima de Monteiro Lobato. Os ensaios eram no auditório do Instituto Normal da Bahia, no bairro do Barbalho, onde a peça foi encenada. Vocês podem imaginar a paciência dos professores Adroaldo, Agenor Gomes, Alvaro Zózimo e outros, para lidar com mais de 300 crianças e ensiná-las a representar no palco como gente grande.

Novamente, as meninas participaram do espetáculo, assim como mais tarde de outras peças tipo operetas, como “Monetinho”, “Timíde” e “Enquanto nós cantarmos” onde cada uma delas pode mostrar sua arte de cantar e representar. Mais tarde, já nos anos 60, elas se apresentavam na TV Itapoan, a primeira TV em Salvador e, com a tarimba adquirida na Hora da Criança, saíram vencedoras do programa Escada para o Sucesso (Cylene e Cynara) e daí para a descoberta e batizado por Vinicius de Morais e Carlos Lyra.

Anos depois, como ex-participantes da Hora da Criança, tivemos a oportunidade de nos reunir em novembro de 2010, em um almoço num hotel na Bahia. Foi indescritível a alegria de todos, já adultos, esquecendo a idade e voltando a ser crianças e repetindo a algazarra dos anos 40/50, quando perfilados, cantávamos o hino da Hora da Criança:

Os meninos da Bahia,

Nessa Hora da Criança,

a mensagem da esperança

Vem trazer com alegria…

 

Meu carinho estará sempre com todos os amigos que comigo participaram da Hora da Criança e em especial as meninas do Quarteto em Cy, que junto comigo fizeram história no início da TV na Bahia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s