História por trás do Cy

Lá pelos idos de 1967, o Quarteto em Cy fazia carreira internacional, com muito sucesso principalmente nos Estados Unidos. As meninas só ficavam atrás dos Beatles nas paradas de sucesso da época, luxo só. Mas algo chamava atenção na formação do Quarteto nessa época. As Cys eram: Cyva, Cymíramis, Cyregina e Cynthia. Mas, e a Sônia? Foi justamente nessa época que Soninha entrou no Quarteto, mas logo teve que mudar seu nome para Cynthia. E sabem por quê? É o que ela conta para a gente neste post. Você vai perder essa história?

 

Registro da época em que Sônia era Cynthia.

 

Quanto à história do meu nome ter virado Cynthia e da Semiramis virar Cymíramis e Regina virar Cy-Regina foi devido a contratos que o Quarteto tinha nos USA e que foram uma parte cumprida por nós.

O ano era 1967, eu ainda normalista, fui convidada por Cyva e Aloysio de Oliveira para uma entrevista, pois o Quarteto ia retornar aos Estados Unidos, e Cynara e Cybele, na época, não poderiam ir. As Cys já tinham ido anteriormente com CyRegina no lugar de Cylene. Elas e Aloysio de Oliveira já me conheciam do Teatro Opinião. Desde que entrei para o Quarteto esta viagem já estava agendada para nós e fizemos as trocas de nomes com o Cy logo na primeira reunião com todos. Me explicaram que lá nos Estados Unidos o Quarteto era conhecido, inclusive gravaram um disco com o nome ”The girls from Bahia” e que os nomes teriam que permanecer com Cy e que nós escolhêssemos um nome com Cy. Regina continuou CyRegina, Bimba (apelido da Semiramis) era estranho, daí virou Cymiramis e o meu não dava pra ser “Cyonia”, “Cysonia” ou Sonya (que hoje uso para caracterizar o CY nesses meus 44 anos de Quarteto). Tinha que ter o Cy no início do nome como as quatro originais. Escolhi então um nome que gostava e muito usado na época que era “Cynthia” e todos acharam ótimo. Lá em Los Angeles os americanos mais próximos me chamavam de Cynthia, mas continuei sempre Soninha na intimidade.

Fizemos muito sucesso com o ”Samba do crioulo doido”, disco e show. Só perdíamos para os Beatles nas paradas na época. O show ficou um ano em cartaz com casa lotada. Nada parecido na nossa carreira inteira como sucesso de público.

Quando Cyva voltou de LA, me convidou novamente junto com Cynara e Dorinha para retornarmos. Aí não havia mais sentido usar nome ”fake” com o Cy no Brasil, e passei a usar Sonya, com “y”.

 

Por Sônia, ou melhor, Sonya.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s