Quarteto em Cy e Banda Sabor Brasil: o encontro

Preparamos um post super especial, com direito a muita emoção e algumas receitinhas também. Assim foi o encontro da Banda Sabor Brasil, de Santa Catarina, que tem seu trabalho inspirado no dos grupos Quarteto em Cy e MPB4, com as meninas. Aurélio Baptista, integrante da Banda, nos conta como foi esse encontro e Lu Daux (também da Sabor Brasil) mostrou que as Cys também são afinadas na cozinha.

 

 

“Quarteto em Cy e Banda Sabor Brasil: o encontro”

 

Quarteto em Cy e Banda Sabor Brasil

 

Os contos de fadas sempre começam com um “Era um vez, há muitos e muitos anos atrás”. Para alguns músicos de Florianópolis o seu conto de fadas, inicia um pouco diferente: Era uma vez, há alguns dias atrás. Explicando: Quando iniciaram o projeto Sabor Brasil há quatro anos, lá no sul, um grupo de 10 cantores resolveu escolher, como base, o trabalho vocal realizado pelo Quarteto em Cy.  Fizeram isto de forma espontânea e, mesmo com diferenças de idade dos componentes, todos disseram “sim”, é este tipo de projeto que queremos realizar. Daí veio o garimpo no Cds do Quarteto e Internet e os tais ensaios… e não foram poucos, já que o dirigente musical e tecladista Marcos Rocha, com experiência musical no exterior, sempre foi muito  exigente.

Tamanha a receptividade do público que a banda Sabor Brasil é hoje um grande sucesso de público e crítica no sul do Brasil e tem mais de 80% de seu repertório, baseado nos sucessos do Quarteto em Cy.

Com o passar do tempo foi inevitável a troca de figurinhas, via Internet,  com as componentes do Quarteto. Houve até comemoração de um dos componentes ao receber um e-mail incentivador de Cynara, ela mesmo, imagina??? – Lembra Belinha, cantora da Sabor Brasil.

Pois bem, no dia 10 de setembro de 2011, a aproximação virtual, se tornou finalmente real. Foi durante um jantar, oferecido pela banda Sabor Brasil ao Quarteto em Cy, após um show que realizaram Florianópolis.

Daí, a emoção tomou conta da sala de um apartamento localizado na Beira Mar da Ilha da Magia. Para a Sabor Brasil, que chegou a cantar o Mais um Adeus para as suas musas, era um encontro especial,  com o  grupo vocal que ajudou a fazer a história da MPB no Brasil e inspirou a criação da Banda.  A conversa se prolongou até às 03h da madrugada e, por incrível que pareça, era como se todos fossem amigos há muitos anos.

Fica o registro deste verdadeiro conto de fadas, testemunhado pela produtora Regina e por Inahiá, que lança o livro sobre a história do Quarteto em Cy, ainda este ano!

Texto: Aurélio Baptista – pela banda Sabor Brasil

 

 

E esse encontro entre o Quarteto em Cy e a Banda Sabor Brasil além de muitos papos musicais, teve espaço para trocar umas receitinhas também, o que rendeu um texto na coluna “Cozinha de estar” de Lu Daux (integrante da Banda Sabor Brasil) para o Jornal Notícias do Dia, intitulado “Quarteto em Cy: afinadas também na cozinha”. Lu Daux trocou receitas com as meninas do Quarteto em Cy que agora, são compartilhadas aqui com todos os amantes da arte de cozinhar. Peguem papel e lápis para tomar nota dessas delíCYas:

 

 

1) Vatapá simplérrimo da Cynara
“Tenho umas receitinhas básicas que até me foram passadas por mãe, pelo Chico (o Buarque), pelo Luizinho (o Eça) e por aí vai. Mas sempre com um toque meu. Tem de ter o toque pessoal da criação, gosto e emoção ao cozinhar, não é?” – Cynara, que canta solo a música Vatapá, de Caymmi.

Ingredientes:

2 pães de forma sem casca
1 vidro pequeno de leite de côco
Leite
1 cebola grande em rodelas
½ pimentão
1 tomate médio
8 camarões frescos temperados com alho e pouco sal
1 vidrinho de azeite dendê
Coentro e salsa
Gengibre

Modo de preparo:

“Os dois pães de forma são amassados e embebidos no leite de côco com um pouco mais de leite de caixa. Bater tudo no liquidificador, de forma que fique uma massa homogênea e não muito grossa. Juntar o tomate, a cebola, pimentão, a salsa e o coentro ao gosto do freguês. Depois, põe-se numa panela grande e funda e vai mexendo até cansar a mão, colocando sempre um pouco mais de leite de côco misturado ao leite comum para não embolar (como diz o Caymmi). Quando soltar do fundo da panela, põe-se o azeite de dendê aos poucos e, sempre mexendo, no final, os camarões já refogados em alho e sal, não deixando que eles fiquem muito cozidos pra não emborracharem. Eu costumo ralar um pouco de gengibre e colocar na panela. E pronto, é só servir o vatapá que se come acompanhado de um belo arroz soltinho e, se quiser engordar um pouco mais, uma farofa de dendê também. Mas se quiser maneirar, saladinha e um chá de endro depois, para as coisas se assentarem em seus devidos lugares.”

 

 

2) Carne de sol completa com purê de macaxeira da Sonia
“Amo cozinhar e saborear também e acho que vamos trocar muitas figurinhas além das musicais. Tenho um fogão e forno à lenha e gosto de fazer umas broas nele, pizzas, churrascos . Já viu , né? (…) Unir música e gastronomia é tudo de bom!” – Sonia

Ingredientes:
500g de carne de sol
2 colheres(sopa) de leite
Água
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (compra-se em casas de produtos nordestinos, senão use uma boa manteiga sem sal
1 cebola roxa grande
Banana frita, batata doce cozida, pimentão em tiras
Queijo de coalho ou parmesão ralado

Modo de preparo:

“Coloque a carne em uma panela de pressão e cubra com a água e o leite. Cozinhe por 20 minutos. Retire e fatie a carne. Aqueça a manteiga em uma frigideira e refogue a cebola. Quando começar a dourar acrescente a carne fatiada e mexa misturando à cebola. Coloque em uma travessa decorando com a banana, a batata doce e o pimentão. Polvilhe o queijo ralado e sirva com o purê de aipim. (Para o purê, cozinhe 500 g de aipim em água e sal até amaciar. Escorra e esprema. Leve a massa em fogo baixo, acrescente 2 colheres (sopa) de manteiga e 2 colheres (chá) de creme de leite,  misturando bem. Pimenta do reino a gosto e mais sal, se precisar.”

 

 

3) Omelete da Mamãe (Cybele quem mandou)

Ingredientes:
01 ovo
½  colher de sopa de amido de milho (maisena)
01 pitada de sal
01 colher de sopa de óleo de soja

Modo de preparo:

“Bater a clara em neve, acrescentar a gema, batendo sem parar. Por último misturar bastante o amido de milho e o sal. Em fogo brando usar uma frigideira e,  no óleo bem quente, colocar a mistura. No centro da mistura pôr o recheio da sua preferência. Com uma espátula dobrar no formato de um pastel e virar de lado para dourar uniformemente. Servir com a guarnição de sua preferência.”

 

 

4) Tutu de feijão (samba cantado por Célia e Celma, enviado por Cyva)
“Acho que vou decepcioná-la, querida, porque as outras três Cys são ótimas cozinheiras, mas minhas incursões nesse setor só ocasionam duas coisas: ou eu me queimo, ou queimo a comida.” – Cyva  (Claro que não decepcionou, Cyva!)

Ingredientes e modo de preparo (tudo junto e poeticamente):
Um prato fundo de feijão cozido
você bate no liquidificador.
Refogue numa panela com óleo, alho, sal
e cebola batidinha,
bem batidinha, bem batidinha.
Depois que esfriar
você vai polvilhando a farinha
de mandioca, da branquinha,
da branquinha, da branquinha.
Então leve ao fogo brando,
mexe,mexe sem parar,
use uma colher de pau
e não deixe encaroçar.
Quando ficar como um angu
e estiver bem cozidinho,
despeje numa travessa
e o tutu está prontinho.
E para completar, faça um molho de tomate
com cebola, cheiro-verde e linguiça em rodelinhas
e espalhe tudo no tutu bem quente
e espalhe tudo no tutu bem quente.
Pode servir com arroz e couve refogada
e, prá ficar melhor, costelinha bem fritinha.
É prá comer de uma tacada.
É muito bão, esse tutu de feijão!
É danado de bão esse tutu de feijão!
É gostoso demais esse tutu de feijão!
É danado de bão esse tutu de feijão!

 

 

Para ler o texto “Quarteto em Cy: afinadas na cozinha”, de Lu Daux, na íntegra basta acessar:

http://www.ndonline.com.br/florianopolis/colunas/cozinha-de-estar/16663-embaquarteto-em-cy-afinado-tambem-na-cozinha-receitas-exclusivas-para-a-coluna-cozinha-de-estar.html

 

 

Um pouquinho mais da Sabor Brasil –

Vídeo: Banda Sabor Brasil agradece o encontro com o Quarteto em Cy em Florianópolis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s