“Educação musical para as crianças”, por Sônia Ferreira

E para fechar o mês da criança, Sônia, que antes de fazer parte do Quarteto foi professora de Música para crianças, relembra essa época e reflete sobre a importância da música para o desenvolvimento infantil.

 

“Educação musical para as crianças”

 

O naturalista britânico Charles Darwin, famoso por sua teoria da evolução das espécies, chegou a declarar que a fala humana não antecedeu a música, mas derivou dela. Hoje a música também é usada para alfabetizar crianças, socializar e integrar jovens carentes e até curar através da Musicoterapia. A Música está sempre presente em nossas vidas, nos momentos de alegria ou dor, nas festas, enfim em nossa memória lembrando momentos especiais.

O ano de 2011 é data limite para que toda escola pública e privada do Brasil inclua o ensino de musica em sua grade curricular. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deva ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica (que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental). O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, sensibilidade e a integração dos alunos, esse é o depoimento dos professores, mas essa lei não especifica se todas as séries devem ter música incluída em sua grade curricular assim como o número de aulas por semana. Até agora nada foi ainda definido. Os professores se desdobram para dar forma a seus projetos e definir seus currículos, além da própria formação do professor que deve ser especializada e cuidadosa.

Minha experiência na Escola Parque foi a partir de uma proposta que fiz no ano de 1985 de poder levar meu projeto, já que alem de professora primaria, (já tendo trabalhado com turma por três anos naquela mesma escola anteriormente) já cantava profissionalmente no Quarteto em Cy desde 1967 e tinha formação em piano e teoria musical. Para mim as crianças não tinham só que saber cantar os hinos oficiais, mas conhecer a música de seu país e do mundo inteiro. Assim, aliada às aulas de História e Geografia, viajávamos por ritmos, instrumentos, vocalizações. Consegui realizar vários saraus e festivais com intensa participação de crianças desde o CA à quarta série. Todos os movimentos musicais na MPB foram visitados e seus compositores principais também (de acordo com cada série, nível de pesquisa e interpretação).

Construíamos instrumentos e até a noção básica do teclado foi feita a partir do recorte de jornal de um lançamento de um edifício com o nome de músico. Cada um recortou o seu na aula de Artes e depois íamos para o piano, pois era um só para todos. Funcionou muito bem e todos chegaram lá.

Hoje já afastada e aposentada do Magistério relembro e os reencontro nos shows, na TV, nos teatros, nas redes sociais divulgando seus trabalhos os tantos pequeninos daquela época que apostaram em seus talentos e estão brilhando por aí. Por exemplo, Antonia Adnet, brilhando na composição, no canto, no violão; Ricardo Graça Mello, que venceu um sarau, naquela época, hoje nos musicais e na TV; Luana Carvalho, linda, seguindo os passos da mãe Beth; as meninas de Baby Consuelo, com o trio num belo vocal; Alexandre Gismonti, virtuose no violão; Rafael Lobo, sambista de primeira, e tantos outros que seguem sua arte.

Um período lindo de minha vida, inesquecível e que acho que fiz minha parte com muito carinho e dedicação. Agora temos que ficar atentos para que a Música jamais seja banida das escolas, que o professor seja respeitado, com possibilidade de boa formação e trabalho e que se faça cumprir a lei. O futuro da criança brasileira agradece.

 

Por Sônia Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s