Música eleita no jukebox do Quarteto: “Céu cor-de-rosa”

Você escolheu a sua música favorita e a eleita foi “Céu cor-de-rosa”.  Agradecemos e adoramos a participação expressiva de todos os nossos leitores e, agora, Cynara conta para a gente a história dessa canção.

 

 

“Céu cor-de-rosa, a eleita”

lcj

Embora eleita com poucos votos, esta é uma canção marcante na nossa carreira. Depois dela, e por causa dela, fizemos um disco que considero um dos mais representativos do Quarteto em Cy, o “Lobos, Caymmis e Jobims”. Isso tudo na RGE, afiliada da gravadora Som Livre, selos distribuídos pela Globo.

Em 1981, estávamos em viagem, fazendo show não me lembro onde, quando recebemos um telefonema do produtor Guto Graça Mello pedindo que, ao voltarmos para o Rio, comparecêssemos ao estúdio Level (da Som Livre), para uma gravação especial.

Não deu outra: fomos apresentadas ao “Céu cor-de-rosa”, desta maneira. E, ali, soubemos que ela abriria uma novela. Abrir novela sempre foi importante pros artistas brasileiros. Só assim a música e a carreira desse artista teriam uma maior visibilidade, a partir da trilha da novela e da audição diária da música, nas rádios e TVs.

O arranjo foi de Luiz Claudio Ramos que, na época, nos acompanhava ao violão e era o nosso arranjador vocal e diretor musical. Ele foi fundamental, também, na nossa carreira. Fez lindos e importantes arranjos pros nossos discos de 1974 a 1982, portanto, um tempo razoável pra manter um som original e belo no Quarteto em Cy. Sempre temos de agradecer a ele por nos ter dado uma noção enorme de harmonia, naquele período.

Voltando ao “Céu”, algumas informações são importantes:

O nome original desta canção é “Indian Summer”, música de Victor Herbert e letra de Al Dubin, composta em 1919. Aqui, no Brasil, teve versão do grande Haroldo Barbosa, humorista, jornalista e compositor extraordinário de tantas outras canções emblemáticas brasileiras, como: Adeus, América; De conversa em conversa; Nossos momentos; Meu nome é ninguém; Bar da noite; Eu quero um samba. Foram músicas gravadas por nomes como João Gilberto, Os Cariocas, Elizeth Cardoso, Nora Ney e tantos outros maravilhosos intérpretes.

O “Céu cor-de-rosa” foi gravada primeiramente, no Brasil, por Francisco Alves e As Três Marias. Talvez por causa das Três Marias, o trio vocal de apoio ao cantor, o Guto Graça Mello tenha se inspirado a nos convidar para gravá-la, pois elas faziam um som bastante simples e, por ser um vocal feminino, deram aquele toque mais harmônico à música.

Enfim, gravamos e ficou tudo muito bonito, pois esta gravação traz um clima bastante nostálgico, com referência à época da história do livro original de Lygia Fagundes Telles, “Ciranda de Pedra”.

A novela  foi lançada pela Rede Globo, em 1981, no horário das 18 h e tratava da opressão da mulher numa época em que não tínhamos voz própria.

Além de esta gravação ter sido incluída na trilha da novela, ela também fez parte do compacto simples da RGE, tendo no lado B, a música “Tataravô” de Paulinho Jobim e Danilo Caymmi. “Tataravô” está no cd “Lobos, Caymmis e Jobims”, gravado na RGE, no mesmo ano, 1981.

Bem, estas são as informações importantes que pude lembrar sobre o nosso “Céu cor-de-rosa”, gravação que adoramos, pelo clima e pelo arranjo em si, ou em Cy, como queiram.

Façam bom proveito e curtam, sempre, mais uma das nossas mais queridas e importantes gravações.

 

 

Neste video, vamos escutar Francisco Alves e As Três Marias, em 1943, interpretando “Céu cor-de-rosa”.

 

 

“Céu cor-de-rosa” em trecho da abertura da novela “Ciranda de Pedra”, interpretada pelo Quarteto, em 1981.

 

 

E para vocês curtirem, escutem a música completa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s