Quarteto em todos os tons

Nos dias 4, 10, 11 e 18/08, o bar do Tom, no Rio de Janeiro, recebeu o Quarteto em Cy que segue nas comemorações dos seus 48 anos de carreira. Em show que fez um passeio pela obra musical do grupo, o público foi levado a conhecer a história do Quarteto por meio de seu repertório incrível. Convidamos dois amigos que assistiram aos shows, Rodrigo Nogueira e Keyla Fogaça, para nos contarem as suas impressões sobre essa grande festa em Cy.

 

100_1014

Celia Vaz e Os Cariocas foram prestigiar os shows do Quarteto em Cy.

E eis que o Quarteto em Cy está completando 48 anos de uma longa e vitoriosa carreira musical. Por isso, as meninas resolveram celebrar de uma forma muito apropriada: cantando e contando histórias. Em quatro apresentações no Bar do Tom, o Quarteto apresentou canções que marcaram sua jornada, além de relembrar compositores fundamentais em sua obra.

Após o início com o diálogo entre a “Carta ao Tom 74” e a “Carta do Tom”, uma justa homenagem ao grande músico Magro Waghabi, integrante do MPB-4, que nos deixou no último dia 08 de agosto. A parceria de vida e canções foi relembrada através de “Falando de Amor”, carro-chefe do CD “Bate-Boca”, de 1997, o qual rendeu o primeiro disco de ouro da carreira desses conjuntos-irmãos, pela marca de 100 mil cópias vendidas. Nesse momento, o grupo aproveitou para relembrar a importância de Magro como arranjador das marcantes harmonias vocais criadas por mais de 40 anos.

E o passeio musical prosseguiu na onda carioca de Tom, com uma interpretação vibrante de “Wave”; na lembrança da Bahia e dos amores praieiros de Caymmi, momento em que “Saudade da Bahia” e “São Salvador” se fundem em um medley, assim como “Só Louco”, “Nunca Mais” e “Nem Eu” parecem terem sido compostas como uma só canção; na poesia de Vinícius, representada pela versão vigorosa de “Água de Beber”; e nas versões bem-humoradas de Aloysio de Oliveira para “The Sunny Side Of The Street” e “In The Mood”, respectivamente vertidas para “O Sobrinho da Judite” e “Edmundo”, e gravadas nos dois LP’s que o Quarteto lançou nos Estados Unidos, na década de 60.

Foto: arquivo pessoal Rodrigo Nogueira.

Foto: arquivo pessoal Rodrigo Nogueira.

A surpresa reservada para o show foi o resgate de “A Cidade Contra o Crime”, canção que Gonzaguinha compôs especialmente para a voz das meninas, no ano de 1979, e lançada por elas no disco-show “Quarteto em Cy em 1.000 Kilohertz”. Trata-se de um samba de breque composto com a ironia típica do Gonzaga Jr, retratando a violência por meio de uma história de final cômico e inusitado, mas possível de gerar profundas reflexões sobre os problemas sociais que cercam nosso cotidiano.

Por fim, a homenagem ao caro amigo Chico, tão especial e sempre presente na carreira do conjunto. Além do tradicional pot-pourri que se inicia com “Noite dos Mascarados”, recorrente no repertório desde “Chico em Cy”, e de várias outras canções, destacou-se a lembrança de “Estação Derradeira”, uma prece à paz e à batucada mangueirense. É o momento em que o público transforma o Quarteto em um quinteto e participa com muita afinação. Principalmente no bis, quando as meninas retornam para cantar “Vatapá” e se despedir com “Tarde em Itapoã”. O público aplaude de pé e se sente privilegiado por ouvir tantas pérolas. Aplaude a harmonia e a beleza contida nas vozes. Aplaude a maestria da Cynara, a doçura da Cyva, a graça da Cybele, a alegria da Sonya. Aplaude os 48 anos de carreira do Quarteto em Cy.

 Rodrigo Nogueira

 

 

 

Camila Dias e Keyla Fogaça.

Camila Dias e Keyla Fogaça.

Indescritível a sensação ao assistir o Quarteto em Cy acompanhado por músicos de estirpe, abrindo aspas positivamente para ”Camila Dias”, pianista fiel e muito competente! Que menina extraordinária! É gratificante compartilhar de momentos como estes! São anos de amizade com as integrantes do grupo, são anos ouvindo músicas que me tocam a alma. Eu nunca me canso de prestigiá-las e aplaudi-las de pé, sempre é contagiante e diferente a sensação a cada show! É bonito de se ver a alegria que elas transmitem com a arte sonora da voz, e o público, fiel, cativado, atento olhando cada movimento em cena.

Estive contemplando a festa dos 48 anos de carreira do maior grupo vocal feminino. Na atualidade vemos novos nomes de talento como as Mulheres de Hollanda que vêm com uma roupagem que se assemelha ao Quarteto, mas é óbvia e clara toda a influência que o Quarteto exerce sobre o grupo. Isso é raro e deve se propagar!

O Quarteto em Cy deixa e conta para a nova geração a verdadeira história da música popular brasileira, o trajeto pela bossa, pelo samba canção, pela boa música de Vinicius, pelo samba do Chico, pela essência do Caymmi e continua atual.

O que mais me chamou a atenção não foi o público da melhor idade presente, e sim, pessoas de minha geração com os olhos brilhantes e felizes ao ouvirem as vozes mais bonitas de todos os tempos!

Os músicos João Mário Macedo, Joçao Cortez, Camila Dias e André Estrella. E a Cynara escondida!

Os músicos João Mário Macedo, João Cortez, Camila Dias e André Estrella. E a Cynara escondida!

Isso me deixou extremamente emocionada e esperançosa em saber que ainda há bom gosto musical nos jovens. E como disse um

dia Vinicius de Moraes: “Essas são as minhas menininhas, são as quatro baianinhas que um dia eu descobri Quarteto em Cy… Se eu fosse solteiro com as quatro eu casaria, elas sempre assim cantando o dia inteiro só pra mim!”

Mas com um detalhe importante, desde 1968: três baianinhas e uma carioca que é a Sonynha com toda sua potência, elegância e maestria no cantar!

Salve Quarteto em Cy e espero com vocês comemorar muitos e muitos anos de carreira!

Keyla Fogaça

 

 

“A cidade contra o crime”, música de Gonzaguinha, foi uma das interpretadas pelo Quarteto. Rodrigo Nogueira gravou o video que agora compartilhamos com vocês.

Anúncios

Um comentário sobre “Quarteto em todos os tons

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s