O melhor conjunto vocal feminino do país

Esse foi o subtítulo da entrevista “As representantes do fino da bossa”, feita em 2007 por Marcus Vinicius Jacobson, logo que o Quarteto em Cy completou 42 anos de carreira. Fazendo um balanço da carreira do grupo, Cynara contou, na época, como foi a vivência dessas mais de quatro décadas do Quarteto, além de atualizar o público com as novidades que estavam a caminho. Vale à pena recordar essa entrevista.

 

quarteto em joão pessoa_2011

 

1) Qual o balanço que vocês fazem dessa vasta carreira na música nacional ? 

O melhor possível. Fomos lançadas por Vinicius de Moraes e isto nos deu muita força por todos estes 42 anos de carreira. O balanço é super positivo, valeu a pena tudo até aqui. Somos gratas a muita gente que nos promoveu e nos fez evoluir no nosso trabalho.

 

2) O Quarteto em Cy ao longo dos anos foi sofrendo modificações de integrantes, mesmo assim vocês mantiveram a qualidade do grupo. A que devem isso ?

As integrantes que entraram foram se adaptando e os ensaios vocais trataram de fazer o resto. Além de tudo, a coerência do nosso repertório é a nossa marca.

 

 

3) Em algum momento diante dessas idas e vindas vocês acharam que a história do grupo ia ter um fim breve ?

Nunca, apesar de termos parado por três anos, entre 84 e 87. Mas esta parada só serviu pra nos dar mais estímulo pois vimos que não dava pra viver sem a música. Também, nós paramos por motivos alheios a nossa vontade.

 

 

4) Fale pra gente sobre a união que vocês têm juntas.

É muito bom o nosso relacionamento. Temos um respeito uma pelas outras e uma amizade grande. Somos três irmãs ( eu, a Cybele e a Cyva) e mais a Sonia que já participa do grupo desde 1968, há quase 40 anos, portanto. Ela é quase uma irmã.

 

 

5) Em 2006 vocês lançaram o CD Samba em Cy, o mais recente trabalho. Nos fale um pouco sobre ele.

Foi bacana poder cantar um CD inteiro de sambas. A produção é de Ruy Quaresma e tivemos a sorte de ter oito sambas inéditos de grandes autores como Nei Lopes (que fez o Samba em Cy em nossa homenagem, contando a nossa história), D. Ivone Lara, Sombrinha, Wilson das Neves, Paulo César Pinheiro, Noca da Portela, Almir Guineto, etc. E tem também seis regravações como Paulinho da Viola, Chico, Paulo da Portela e outros. É um CD muito querido e estamos em pleno trabalho com o show do mesmo nome: Samba em Cy.

 

 

6) Como vocês estão vendo o pouco espaço dado pelas rádios em geral à bossa nova que é um dos gêneros mais ricos do país ?

Olha, sempre foi assim. Os ritmos mais dançantes sempre estiveram na frente da mídia. Mas isso não nos incomoda pois temos o nosso público. Só acho pouco democrático este espaço dado a outros gêneros em detrimento do nosso.

 

 

7) Existe algum projeto acústico em vista que possa virar DVD ?

Estamos terminando a montagem do nosso novo DVD e CD ao vivo que deverá sair em maio próximo. Chama-se VINICIUS E CAYMMI EM CY e ainda faz parte das comemorações dos nossos 40 anos de carreira. Vai sair um pouco atrasado mas é importante que saia pois remete a um show que fizemos com os dois compositores Vinicius e Caymmi, nos anos 60, em duas temporadas de muito sucesso, aqui no Rio. Neste DVD lembraremos esta época cantando as músicas dos dois e contando pequenas histórias de quando estivemos juntos.

 

 

8) Qual a sensação de ser apontado por críticos e mídia especializada como o melhor grupo vocal ?

Maravilha. Vamos tentar fazer sempre o melhor pois é assim que a gente consegue ter um público cativo, fiel e generoso.

 

 

9) Quais os próximos passos do Quarteto dentro da música ?

Temos este lançamento do DVD/CD e, por enquanto, estamos em pleno trabalho sobre o nosso Samba em Cy, além de termos um show montado, este ano, em homenagem a Tom Jobim, que, se vivo fosse, teria completado 80 anos em 25 de janeiro. Viva o Tom!

 

10) Deixe um recado final para todos os amantes da bossa nova e do Quarteto em Cy espalhados pelo país a fora.

Quero só agradecer a força que vem das pessoas que nos admiram. Faremos sempre o possível para não decepcioná-los. Viva a música!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s