Vozes do Magro: o projeto

O Blog do Quarteto em Cy não podia deixar de dedicar uma postagem especial ao nosso querido Magro, que este ano nos deixou aqui morrendo de saudades dele. Mas a sua voz não se calou. Mônica Thiele Waghabi, esposa de Magro, está levando a diante um projeto que ele iniciou e que agora irá se concretizar: o songbook do MPB4. Na verdade, o livro será mais do que um songbook, pois conta com fotos, matérias de jornais, arranjos que ele escreveu e os discos do grupo comentados, faixa a faixa, por Magro. Neste post, Mônica conta com mais detalhes sobre o projeto que é divulgado no Blog “Vozes do Magro” e você pode acessar pelo endereço: http://vozesdomagro.wordpress.com/ Vamos conhecer agora sobre esse projeto que o Blog do Quarteto em Cy apoia totalmente.

 

 

Um blog que tem o nome de “Vozes do Magro”… mas o Magro já não foi embora desse mundinho? Como assim “Vozes doMagro”?

Magro e Mônica

Magro e Mônica.

Pois é, um projeto que acalentamos desde nossas primeiras conversas – e isso vai pra mais de dez anos atrás – veio se concretizar no momento em que ele já não está aqui. Sigo dando voz. Voz que foi dele mesmo, deixada aqui por ele em escritos e gravações. E também voz do percurso de um lindo livro que germina e que queremos compartilhar, passo a passo, com vocês.

Qual o projeto? O Songbook do MPB4! Na verdade, mais que um songbook. Uma discografia comentada. Sim, os LPs de 1965 a 1980 comentados faixa por faixa pelo Magro. O que mais? Arranjos, fotos, trechos de matérias de jornal, causos… É, vai ficar mesmo lindo!

Conto um pouco.

Desde sempre lembro de conversarmos, pessoa ‘de vocal’ que também sou, sobre a importância de ter editados os arranjos que o Magro fez pro MPB4. Trocas de emails, escolhas de arranjos, formato, tudo isso vem lá do final do século passado.

Projetos… e tantas outras coisas da vida tomam a frente nas prioridades diárias… Esse ficou sempre ali, como conversa que ia e vinha. Sempre presente mas nunca definitivamente concretizado.

Este ano de 2012 trouxe um presente, um presente lá no final da prorrogação do jogo da vida do Magro. O projeto, por ideia e esforço do Marcelo Cabanas, foi inscrito no Fundo de Apoio à Música – FAM, edital da Prefeitura do Rio de Janeiro e, pra nossa felicidade, foi aprovado! Aprovado pouco antes ou pouco depois do Magro ser internado pelo última vez, no começo de junho de 2012. Aprovado a tempo dele deixar gravadas todos comentários, a tempo dele escolher todos os arranjos! Foi seu último trabalho. Belo trabalho!

Ficou pra nós a sequência, a concretização, possível com o auxílio tão valoroso do Aquiles e do Miltinho. Uma grande honra poder tocar esse projeto!

Este blog vai contar um pouco a história da concretização desse livro, o livro do Magro, como chamamos às vezes. Originalmente, seria o espaço pros pensamentos dele durante a elaboração do livro. De certa forma, continuará sendo, só que agora com filtro. Entrarão também, é claro, os meus e os do Marcelo, já que somos os principais tocadores desse belo projeto e os de outros colaboradores.

Espaço de boas lembranças, risadas e de muita, muita alegria pela possibilidade de concretizar esta obra tão importante pra nossa música.

Mônica Thiele Waghabi

Vamos ver juntos um trecho do DVD “MPB40 anos – ao vivo”, em que o grupo canta “Nasci pra sonhar e cantar”, de D. Yvone Lara e Délcio Carvalho, que, sem dúvida, era e continua sendo o legado do Magro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s