Caros leitores, uma raridade em Cy!

Em uma de nossas garimpagens Brasil à fora para recuperar materiais dessas cinco décadas de música em Cy, achamos uma raricapadade que vale compartilhar aqui com vocês: o programa do show “Quarteto em Cy em 1000 kilohertz”, que estreou no Rio de Janeiro no dia 1º de junho de 1979, no Teatro Vanucci. Esse programa, organizado em forma de brochura, conta com fotos das pessoas envolvidas no show – diretor, produtores, músicos, figurinistas e das integrantes do grupo – as letras de todas as canções do repertório, propaganda dos patrocinadores e outras informações relevantes ao espetáculo. Entre essas informações, os depoimentos de Túlio Feliciano, que assinou a direção do show, e das Cys que na época eram Cyva, Cynara, Sonya e Dorinha.

Alguns pontos chamam a atenção nesse programa. Primeiro com relação ao repertório que, evidentemente, possui mais músicas do que a versão gravada em LP do show lançada pela Philips em 1977. Entre elas destacamos “Help” de John Lennon e Paul MacCartney, “Não tenha medo” de Caetano Veloso (que foi censurada ficando fora do LP), “Geléia geral” de Gilberto Gil, “Ovelha negra” de Rita Lee, entre outras que nunca foram gravadas em disco pelo Quarteto. O destaque maior fica por conta de “Chanson des mots perdeus” composição inédita assinada por Aloysio Neiva e Cyva, que interpreta a canção no show e mostra a sua veia como compositora também.

O show “Em 1000 kiloherts” foi estruturado como um programa de rádio potencial em que toda a programação usual de uma rádio foi fragmentada e apresentada em trechos no show. No programa do espetáculo encontramos a marcação do horário de transmissão de cada “programa” e a indicação de sua categoria: às 5:00 há a saudação aos ouvintes com o programa “Bom dia ouvinte”, às 6:00 a “Hora do Trabalhador”, às 9:00 “A rainha do lar” e por aí vai. O que achamos mais interessante é a programação das 16:00 em que é apresentada a “Rádio teatro”, com a novela “A noite do meu destino”; às 18:30 com a intervenção do inesquecível “Repórter Esso” seguido pela “A voz do Brasil”. Em cada protótipo de programa que compunha o show, eram apresentadas as músicas do repertório divididas por temas, além de textos entremeados às canções.

Vale resgatarmos esse registro precioso e a possibilidade de revivermos esse momento da história do grupo. Abaixo vocês vão conferir algumas partes do programa do show sobre o qual estamos falando. No melhor estilo do rádio: aos nossos leitores uma boa tarde e esperamos que estejam conosco no próximo post.

(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS)

texto soninhatexto túlio felicianotexto dorinhatexto cyvatexto cynara

Anúncios

3 comentários sobre “Caros leitores, uma raridade em Cy!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s